5 melhores leituras de Ficção científica e Fantasia

Postado em 18 de outubro | Por Letícia Black Comentários

Separei 5 livros e séries que mais gostei desses dois gêneros incríveis e vim aqui contar pra vocês porque alguns desses livros nem são tão conhecidos e vocês precisam muito iniciar a leitura deles agora mesmo!

1 – Crônicas Lunares

Eu sou completamente apaixonada por ficção científica. Não é incomum me ver enfiada em listas e listas procurando algo bom para ler. Quando esbarrei no primeiro livro da série, Cinder, eu tinha até gostado da sinopse, mas não tinha dado 10% do valor que ela merecia.

No geral, Crônicas Lunares faz uma releitura de contos de fadas clássicos. Personagens como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho transitam em uma ambientação futurística distópica. As quatro princesas dividem o protagonismo com um livro para cada uma, mas Cinder, a primeira, é disparada a mais importante.

Eu fiz uma resenha apaixonada de cada livro, por isso não vou me alongar muito aqui. Deixo só uma frase da minha resenha aqui para aguçar vocês:

Sem dúvidas, Cinder é a adaptação mais inteligente de um contos de fada que já li e estou ansiosa para ler as continuações.

Vocês podem conferir as resenhas aqui: 1, 2, 3 e 4.

2 – Trilogia do Reino

Já tem um tempo que li essa trilogia e, apesar de minha memória ruim, gostei tanto do livro que o inseri em Jogando os Dados com o Amor, fazendo Mila apostar com Talles que ele não conseguiria ler o primeiro lico (mas ele lê, adora e acaba deixando de fazer os trabalhos da faculdade para terminar de ler o restante da trilogia).

Do pouco que me lembro dessa obra, sei que gostei MUITO do segundo livro e que o personagem principal é um anti-herói. Há algumas tramas que são esperadas, sem muita surpresa, mas a maior parte do livro é algo impressionante e surpreendente.

A trama começa em O Falso Princípe com quatro órfãos competindo para quem se passará pelo filho do rei  para evitar uma Guerra Civil.

3 – Febre Negra

Essa é a minha série favorita desde que a li, há uns três anos. É comum eu me apegar a leituras que gostei muito, preferindo sempre a mais recente, mas tem estado no meu coração desde que eu li.

Em Febre Negra, eu vi o arco mais impressionante de amadurecimento de personagem; MacKayla, a principal, é extremamente imatura e irritante ao começo da saga, mas ela passa por tantos perrengues que amadurece pouco a pouco, virando um mulherão da P0rr4.

MacKayla acabou de perder a irmã, que deixou uma mensagem muito misteriosa para ela, então decide ir para a Irlanda para tentar saber o que aconteceu e acaba descobrindo coisas que ela jamais imaginou, como poderes secretos bem esquisitos.

4 – A Seleção

Minha única reclamação sobre a Seleção é por ter focado muito no romance e deixado passar batido algumas informações interessantes sobre o vasto mundo que foi criado para a série. Não que eu não goste livros que foquem no romance, mas eu ficava ansiosa para saber mais, mas lá estava mais um monte de capítulo sobre o Maxon com alguma selecionada.

O romance, em si, é bem interessante, com um background tão impressionante que me frustou por não saber mais. Apesar de ser, claramente, um livro para um público mais jovem, vale a leitura. É um livro não muito grande, altamente viciante e de fácil leitura.

5 – A rainha Vermelha

Em suma, sou apaixonada por distopia. Confesso, porém, que não percebi que era uma distopia até começar a ler. Isso quer dizer que o cenário caótico me fez prender a respiração de prazer e alegria.

Talvez estivesse esperando algo mais como um biopunk pela sinopse, embora não tivesse pensado muito sobre isso. Também devo confessar que comecei a ler pela capa e surpreendentemente recebi no colo um daqueles livros que nos tiram o fôlego.

O mundo em que me coloquei, dividido entre ricos com sangue prateados (com poderes como fogo, água, vento, controle de metais etc) e pobres com sangue vermelhos (sem poderes, por isso subjugados).

Só que Mare, uma vermelha, tem poderes e isso lhe deixa em muito mais perigo que o normal.

Bônus: Terra e Céu

Por que não falar um pouco sobre meu livro distópico, não?

Em Terra e Céu, o mundo foi devastado por uma guerra nuclear e após milênios, os seres humanos evoluíram para agregar à radioatividade em seu estilo de vida, embora isso continue matando-os jovens. Mas, mais que isso, há um grupo de seres extraterrestes, chefiados pelo Imperador do Universo, que quer dominar a Terra e aproveitar toda essa atmosfera radioativa para recarregar sua frota, além de destruir os recursos e escravizar o povo. Por centenas de anos, as vilas de Esmeralda são bombardeadas e destruídas pela frota do Imperador.

Lívia já até se acostumou com o horror, mas não se conforma. Desde que o amor de sua vida foi sequestrado por uma nave, seu único propósito é se juntar à resistência em Globo do Mar, mas as coisas não são tão simples quanto parecem…

Se interessou? Clique aqui para ler.

Gostou dessa listinha? Se quiser ver algum outro gênero, comente aqui qual e acompanhe o blog para saber mais <3

Nenhum comentário em “5 melhores leituras de Ficção científica e Fantasia”